Costa Vicentina - Setembro 2004

Escapadela de 4 dias


A vontade de experimentar e procurar rotas novas para aventuras caseiras levou-nos a fazer um levantamento das hipoteses disponíveis na Costa Sudoeste Alentejana e Costa Vicentina num breve periodo de 4 dias.

Já fazia alguns anos que nos tinhamos aventurado nesta região, mas tinhamo-lo feito de 4x4 e por isso não havia condicionantes ns caminhos a escolher. Com a AC as coisas foram diferentes pois havia que ter em linha de conta o piso, a largura e sobretudo as alturas.

Começamos ao final da tarde e ao passarmos pela Ponte sobre o Tejo tivemos a oportunidade de ver o Queen Mary II e aproveitamos a ideia para passar o Sado de ferryboat....

O dia estava bom e a peninsula de Troia seria um bom local para dar inicio à pesquisa.

Os 10 euros pedidos (AC + condutor) para a travessia nem parecem muito quando pensamos na volta que é necessário dar para chegar à Comporta. Sabiamos que até lá não haveria qualquer hipotese de sair da estrada já que não há acessos de qualquer especie quer para o Estuário do Sado quer para o Atlântico. De qualquer maneira a paisagem do estuário é digna de se ver principalmente ao entardecer.

A seguir à Comporta existem alguns acessos de alcatrão que nos levam até às praias onde é possivel parquear e passar a noite. Como saimos tarde resolvemos jantar cedo e pernoitar.

Escolhemos a praia do Pego onde assistimos ao por do sol e juntamente com outras AC estrangeiras passámos a noite em sossego.

 

 


Vista de Setubal do ferry em movimento

No dia seguinte madrugámos pois queriamos ver o maior numero possivel de hipoteses e lá fomos entrando em quase tudo o que era caminho de alcatrão ou terra até que com Porto Covo à vista parámos para uma refeição num dos muitos parques de estacionamento disponíbilizados nas arribas e muito utilizados quer por AC quer por caravanas.


Praia do Pego

No caminho passamos por Monte Velho, Praia do Porto das Carretas, Areia Branca (com um bom local e belo restaurante aberto todo o ano), Forte do Cortiço.


Praia da Areia Branca

Seguimos para Vila Nova de Mil Fontes não sem antes passarmos pela Praia da Ilha (do Pessegueiro) e Praia das Furnas que dá para AC.


Vista do Cabo de Sardão (norte)

Em Almograve deparamo-nos com uma vista fabulosa e seguimos para o Porto de Pesca artesanal Lapa das Pombas onde não aconselhamos a ir de AC pois a manobra de regresso é complicada caso haja carros estacionados.


Costa atlântica

No Cabo Sardão visitamos o farol e seguimos para a Zambujeira do Mar, Alferrinhos, Azenha do Mar (s/ saida na lota).


Porto de Pesca Lapa de Pombas

Para dormir esa noite fomos até à praia da Amoreira antes do por do sol. O parque já estava ocupado por outras AC.


Lapa de Pombas

No dia seguinte rumámos para o sul com paragem em Aljezur, Arrifana. Resolvemos ir directos até Vila do Bispo não sem antes dar uma vista de olhos pelas estradas de terra que levam à costa. A evitar para as AC baixas.


Vila Nova de Mil Fontes

Cansados do pó seguimos para Vila do Bispo, Cabo de S. Vicente e Sagres, onde a norte do porto se encontra uma estrada de terra com capacidade para albergar algumas AC (perto duma casa em construção visivel do porto).



Ilha do Pessegueiro

Antes de anoitecer ainda tivemos tempo para ir ver a Praia do Forte do Azial e da Ingrina mas por não estar vivalma optamos por regressar à Praia da Amoreira (longe mas valeu a pena).


Praia Grande (Porto Covo)

No ultimo dia desta nossa curta mas proveitosa incursão pela Costa Vicentina optams mais uma vez por procurar mais locais e desta vez parámos em s. Teotónio, Odemira, Praia do Malhão e novamente Porto Covo onde havia bastantes AC estacionadas mesmo frente à povoação (na falésia em frente).


Praia da Amoreira

O regresso a casa fez-se já noite dentro depois de termos provado alguns petiscos locais perto da Comporta.


Costa Sudoeste Alentejano

Cabo Sardão / Costa Vicentina


Praia da Arrifana


Costa Vicentina (Cabo S. Vicente)


Arrifana


Farol do Cabo de S. Vicente


Costa do Cabo de S. Vicente


Praia da Amoreira


Praia de Sagres


Almograve

O percurso

1º Dia

Setubal, Ferry para Troia, EN 253-1 até à Comporta, EN 261, EM Praia do Pego

2º Dia

Voltar à EN 261 até Melides, EM Vila Nova de Stº André, EN 261-5, EM Praia Areias Brancas, Praia Forte do Cortiço, EN 265-1, Sines, IC4-120-1, EM S. Torpes até Porto Covo, EM Praia da Ilha do Pessegueiro, EM até A 390, Vila Nova de Mil Fontes, Praia da Franquia, EN 393, EM Praia das Furnas, EM Almograve, EM Porto Lapa das Pombas, EM Cabo Sardão, EM Zambugeira do Mar, Praia Alteirinho, Praia Carvalhal, EM Azenhas do Mar, EN 120, EM Praia da Amoreira (mesmo antes de Aljezur).

3º Dia

Voltar à EN 120, Aljezur, EM Arrifana, EM Alfambras, EN 268, Carrapateira, EF Praia do Amado, Vila do Bispo, Sagres, Cabo s. Vicente, Sagres, Vila do Bispo, EN 125, EM Praia da Ingrina, EM Praia do Forte do Zavial, EN 125, Vila do Bispo, EN 268, Aljezur, EN 120, EM Praia da Amoreira.

4º Dia

Voltar à EN 120, EN 393, EN 390, EM Praia do Malhão, EM Porto Covo, EM S. Torpes, IC4-120-1, Sines, EN 261-5, Vila Nova de Stº André, EM, EN 261, EN 253, EM Carrasqueira, EN 253-1, Troia, Ferry para Setubal

Quilometragem de Setubal a Setubal = 748 km

Legenda: EN - Estrada Nacional, EM - Estrada Municipal, EF Estrada Florestal